quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Bem-Aventurados Aqueles Que Têm Os Olhos Fechados



Vianney, Páraco de Ars - Paris, 1863

20 - Meus bons amigos, por que me chamaram? Será que foi para curar esta pobre sofredora, impondo sobre ela minhas mãos? Que sofrimento, santo Deus! Ela perdeu a visão e ficou nas trevas. Pobre criança! Ela que ore e mantenha acesa a chama da esperança. Não sei fazer milagres sem a vontade do bom Deus. Todas as curas que obtive, e que são do conhecimento de todos, devem ser atribuídas apenas ao Senhor, Pai de todos nós.

Quando estiverem aflitos, olhem sempre para o Céu e digam, do fundo do coração: "Meu Pai, curai-me, mas faça com que minha alma doente seja curada antes das enfermidades do meu corpo. Castigue minha carne, se isso for necessário, para que minha alma chegue até o Senhor com a brancura que possuía quando saiu de suas mãos". Após essa prece, meu bons amigos, que o bom Deus sempre ouvirá, receberão a força e a coragem, e, talvez, também a cura que timidamente pediram, como recompensa pelo devotamento que tiveram.

Por estar em uma assembléia onde o assunto principal é o escudo, eu digo que todos aqueles que estão privados da visão deveriam estar felizes pela prova que suportam. É preciso lembrar-se do que o Cristo falou: "Se possuem um olho mau, melhor seria arrancá-lo e atirá-lo ao fogo, evitando que ele cause a perdição de vocês". Quantos existem na Terra que, um dia, nas trevas, amaldiçoarão terem visto a luz! Como são felizes os que suportam a prova de ficar sem a visão! Seu olho não será motivo nem de escândalo e nem de queda. Os cegos podem viver inteiramente a vida das almas e podem ver mais do que aqueles que têm boa visão. Quando Deus me permite devolver a visão para alguns desses pobres sofredores, digo a mim mesmo: "Alma querida, por que será que você desconhece todas as delícias do Espírito, que, não podendo enxergar, vive de contemplação e de amor? Então, não pediria para ver imagens menos puras e menos dignas do que aquelas que você percebe sem a sua visão.

Bem-aventurado o cego que quer viver com Deus! Ele é mais feliz do que os que estão aqui, pois ele sente a felicidade, pode tocá-la, vê as almas e pode se lançar com elas nas Esferas Espirituais, que nem mesmo os predestinados da Terra conseguem ver. Os olhos abertos estão sempre prontos a fazer com que a alma se perca. Os olhos fechados, pelo contrário, estão sempre prontos para faze com que a alma se eleve para Deus. Meus bons amigos, acreditem em mim, a cegueira dos olhos é, muitas vezes, a verdadeira luz do coração, enquanto a vista é muitas vezes o anjo tenebroso que conduz à morte.

E agora, algumas palavras para você, minha pobre sofredora: tenha esperança e seja corajosa! Se eu lhe dissesse: "Minha filha, seus olhos vão se abrir, como ficaria feliz!". E quem sabe se essa alegria não seria a sua perdição? Tenha confiança no bom Deus que fez a felicidade e permite a tristeza! Farei por você tudo o que me for permitido, mas, por sua vez, faça uma oração e reflita sobre o que eu acabo de lhe dizer.

Antes de partir, todos que estão aqui, recebam a minha bênção.

21 - Nota: Quando uma aflição não é consequência dos atos da vida presente, é preciso procurar a sua causa em uma vida anterior. O que chamamos de caprichos da vida nada mais são do que os efeitos da Justiça de Deus, ou melhor, o cumprimento da Lei de Causa e Efeito. Ele não aplica punições injustas e quer que, entre a falta cometida e a reparação da falta, sempre exista uma relação. Se Deus, em sua bondade, lançou um véu sobre nossos atos passados, aponta-nos, entretanto, o caminho, dizendo: "Quem matou pela espada, pela espada morrerá", palavras que podem ser traduzidas assim: "Sempre se é corrigido naquilo em que se errou". Se alguém está aflito pela perda da visão, é porque esta lhe foi causa de queda. Talvez essa criatura tenha sido responsável pela perda da visão de outra pessoa, talvez ela tenha levado alguém à cegueira pelo excesso de trabalho que lhe impôs, ou como consequência de maus tratos, ou falta de cuidado, etc. Desse modo, ela sofre, agora, a Pena de Talião, que manda pagar o mal com o mal. Ela mesma, antes de reencarnar, em seu arrependimento, pode ter escolhido essa prova, aplicando a si própria as palavras de Jesus: "Se o olho é motivo de escândalo, arranque-o".


O Evangelho Segundo o Espiritismo | Allan Kardec | Por Claudio Damasceno Ferreira Junior  Capítulo 8 | Página 118 | Bem-Aventurados Os Puros de Coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário