sexta-feira, 27 de maio de 2022

Fora Da Caridade Não Há Salvação

  CAPÍTULO XV


Fora Da Caridade Não Há Salvação

• O Que É Preciso Para Ser Salvo - Parábola Do Bom Samaritano
•  O Mandamento Maior 
• Necessidade Da Caridade Segundo O Apóstolo Paulo
• Fora Da Igreja Não Há Salvação 
• Fora da Verdade Não Há Salvação


Instruções Dos Espíritos:
• Fora Da Caridade Não Há Salvação


O Que É Preciso Para Ser Salvo - Parábola Do Bom Samaritano

1. Quando Jesus vier acompanhado de todos os anjos, irá sentar-se no trono de Sua glória. E quando todas as nações estiverem reunidas Ele irá separar os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Ele colocará as ovelhas a Sua direita e os cabritos a Sua esquerda.

Então, Jesus dirá para aqueles que estiverem a Sua direita: "Venham, abençoados de Meu Pai, tomem posse do Reino que foi preparado para vocês desde o início do mundo. Porque Eu tive fome e Me deram de comer, tive sede e Me deram de beber, tive necessidade de abrigo e Me abrigaram, estive nu e Me vestiram, estive doente e foram Me visitar, estive na prisão e foram Me ver.".

Os justos, então, vão perguntar a Jesus: "Senhor, quando foi que O vimos com fome, com sede, sem abrigo, sem roupas, doente ou na prisão e Lhe oferecemos assistência?". E Jesus responderá: "Em verdade, Eu digo a vocês que todas as vezes que fizeram isso a um desses pequeninos, foi a Mim mesmo que o fizeram."

Ele dirá, em seguida, aos que estiverem a Sua esquerda: "Malditos, afastem-se para longe de Mim; vão para o fogo eterno que foi preparado para o diabo e todos os seus seguidores. Pois tive fome e não Me deram de comer, tive sede e não Me deram de beber, tive necessidade de abrigo e não Me abrigaram, estive nu e não Me vestiram, estive doente e na prisão e não foram Me visitar."

Então, eles também vão perguntar a Jesus: "Senhor, quando foi que O vimos com fome, com sede, sem abrigo, sem roupas, doente, ou na prisão e não Lhe oferecemos assistência?". E Jesus Lhes responderá: "Em verdade, Eu digo a vocês que todas as vezes que deixaram de dar assistência a um desses pequeninos, foi a Mim mesmo que deixaram de assistir. Vocês irão para o castigo eterno e os justos para a vida eterna" (Mateus, 25:31 a 46).

2. Eis que um doutor da Lei levantou-se e disse, para tentá-lo: "Mestre, o que devo fazer para receber como herança a vida eterna?". E Jesus respondeu: "O que é que está escrito na Lei? Como você consegue interpretá-la?". E ele respondeu: "Devo amar o Senhor meu Deus, de todo meu coração, com toda minha força, e com tod meu entendimento, e o meu próximo como a mim mesmo.". E Jesus disse: "Respondeu muito vem, faça isso e você viverá". Mas o doutor da Lei, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: "E quem é o meu próximo?". E Jesus, tomando a palavra disse:

"Um homem, que descia de Jerusalém a Jericó, foi assaltado por ladrões que o despojaram de tudo e ainda cobriram-no de feridas, deixando-o quase morto. Um sacerdote, que descia pelo mesmo caminho, quando viu o homem, tratou de passar bem longe. Um levita, que vinha mais atrás, ao ver o homem caído, também passou longe. Mas um samaritano, ao passar por onde o homem estava caído, foi tomado de compaixão. Aproximou-se dele, passou azeite e vinho em suas feridas e depois as enfaixou. Colocou o homem sobre seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirou duas moedas de prata e deu ao hospedeiro dizendo: "Cuide bem desse homem, e tudo o que você gastar a mais, eu lhe pagarei quando retornar.". Qual dos três, a seu ver, parece ter sido o próximo daquele que foi assaltado? E o doutor da Lhe respondeu: 'Aquele que teve misericórdia para com ele.' 'Vá, disse Jesus, 'e faça o mesmo' (Lucas, 10:25 a 37).

3. Toda moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, ou seja, nas duas virtudes contrárias ao orgulho e ao egoísmo. Em todos os ensinamentos, Ele aponta essas duas virtudes, caridade e humildade, como sendo o caminho para a felicidade eterna. Jesus disse: "Bem-aventurados os pobres de espírito, ou seja, os humildes, porque é deles o Reino dos Céus, bem-aventurados os que têm puro o coração, bem-aventurados os que são mansos e pacíficos, bem-aventurados os que são misericordiosos. Amem o próximo como a vocês mesmos, façam aos outros o que gostariam que os outros fizessem por vocês, respeitem os inimigos, perdoem as ofensas se quiserem ser perdoados, façam o bem sem ostentação, julguem-se a si mesmos antes de julgarem os outros.".

Humildade e caridade, eis o que Jesus não cansa de recomendar e dar o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que Ele não cansa de combater. Jesus faz mais do que recomendar a caridade; Ele coloca, de maneira bem clara, que a caridade é a única condição para se alcançar a felicidade.

No quadro em que Jesus nos apresenta o Juízo Final é necessário separar o que é apenas linguagem figurada. Ele falava a homens incapazes de compreender as questões puramente Espirituais, por isso, devia apresentar imagens materiais surpreendentes e capazes de impressioná-los. Para que essas imagens fossem aceitas, quanto à forma como eram apresentadas, elas não podiam se afastar muito das ideias da época. Jesus reservou para o futuro a verdadeira interpretação de Suas palavras e dos pontos sobre os quais não podia explicar claramente. Entretanto, ao lado da linguagem figurada do quadro que fez sobre o Juízo Final, existe uma ideia dominante: a da felicidade reservada ao justo e a da infelicidade reservada ao mau.

Nesse julgamento Divino, o que realmente está sendo levado em consideração? O juiz não procura saber se a pessoa preencheu esta ou aquela formalidade, se observou as práticas exteriores, se frequentou essa ou aquela religião. Pergunta apenas se a caridade foi praticada e se pronuncia dizendo: "Passem à direita, vocês que deram assistência a seus irmãos, e passem à esquerda, vocês que foram duros para com eles.". O juiz não pergunta sobre a fidelidade aos princípios da fé. Não faz distinção entre os que creem de um modo e os que creem de outro. Jesus coloca o samaritano, contrário aos dogmas da religião, mas que possui amor ao próximo, acima do sacerdote fiel aos princípios da fé, mas que falta com a caridade. Ele não coloca a caridade apenas como uma das condições para a salvação, e sim como a condição única. Se houvesse outras a serem consideradas, Ele as teria mencionado. Se Jesus coloca a caridade como a primeira das virtudes, é porque ela contém, implicitamente, todas as outras, a humildade, a mansidão, a bondade, a indulgência, a justiça, etc, e, também, porque a caridade é totalmente oposta ao orgulho e ao egoísmo.

O Mandamento Maior

4. Os fariseus, quando viram que Jesus tinha feito os saduceus se calarem, reuniram-se em conselho e um deles, que era doutor da Lei, fez a seguinte pergunta para tentá-Lo: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?". E Jesus respondeu: "Você deve amar o Senhor seu Deus de todo o seu coração, com toda sua força e de todo seu entendimento. Esse é o primeiro e o maior mandamento. E eis o segundo mandamento, que é semelhante ao primeiro: Você deve amar o seu próximo como a si mesmo". Toda Lei e os Profetas estão contidos nesses dois mandamentos (Mateus, 22:34 a 40).

5. Caridade e humildade, eis o único caminho para a salvação; egoísmo e orgulho, eis o caminho da perdição. Esse ensinamento está resumido nessas palavras: Você deve amar a Deus com toda sua força e a seu próximo como a si mesmo. Toda Lei e os Profetas estão contidos nesses dois mandamentos.

Para que não houvesse dúvidas na interpretação do amor a Deus e ao próximo, Jesus acrescentou: "Eis o segundo mandamento, que é semelhante ao primeiro", isto é: não se pode amar verdadeiramente a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Assim, tudo o que se faz contra o próximo se faz contra Deus. Não podemos amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo. Todos os deveres do homem se encontram resumidos nesse ensinamento moral: "Fora da caridade não há salvação".

Necessidade Da Caridade Segundo O Apóstolo Paulo

6. Ainda que eu falasse todas as línguas dos homens e até mesmo a língua dos anjos, se não tiver caridade, sou apenas um metal que produz som e um sino que toca. Ainda que eu tivesse o dom de profetizar e conhecer todos os mistérios, e tivesse um perfeito conhecimento de todas as coisas, e ainda que tivesse toda fé possível, capaz de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada serei. E se tivesse distribuído meus bens para alimentar os pobres, e entregado meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, tudo isso de nada me serviria.

A caridade é paciente, é doce e benigna, não é invejosa, não é afoita, nem precipitada. Não se enche de orgulho, não despreza ninguém, não procura seus próprios interesses, não se vangloria, nem se irrita com nada. A caridade também não faz julgamentos precipitados, não se alegra com a injustiça, e sim com a verdade. Ela tudo suporta, tudo crê, tudo espera e tudo sofre.

Entre essas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a maior delas é a caridade (Paulo, 1ª Carta aos Coríntios, 13:1 a 7,13).

7. O apóstolo Paulo compreendeu tão claramente essa grande verdade que disse: "Ainda que eu falasse a língua dos anjos, ainda que eu tivesse o dom de profetizar e conhecer todos os mistérios, e ainda que tivesse toda fé possível, capaz de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada serei. Dentre essas três virtudes: A fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade". O apóstolo Paulo coloca dessa forma, com muita clareza, a virtude da caridade até mesmo acima da fé. É porque a caridade está ao alcance de todos, do ignorante ao sábio, do rico ao pobre, e é independente de toda e qualquer crença particular. E vai mais longe: definiu a verdadeira caridade e mostrou-a não apenas na beneficência, mas na reunião de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.


Fora da Igreja Não Há Salvação

8. Enquanto que o ensinamento moral "Fora da caridade não há salvação" se apoia em um princípio universal e abre a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema, o dogma "Fora da Igreja não há salvação" apoia-se numa fé especial, com dogmas particulares criados pela própria Igreja. Também não leva em consideração a fé fundamental em Deus e a imortalidade da alma, que é comum a todas as religiões. Essa afirmação, além de ser separatista, não aceita contestações.

Esse dogma, em vez de unir os filhos de Deus, os divide. Em vez de estimulá-los ao amor fraterno, mantém e estimula o rancor entre os seguidores de diferentes cultos, que possam a se considerar inimigos eternos, ainda que sejam parentes ou amigos nesse mundo. Desprezando a grande Lei da Igualdade diante da morte, separa os filhos de Deus até mesmo no cemitério. O ensinamento moral "Fora da caridade não há salvação" consagra o princípio da igualdade perante Deus e da liberdade de consciência, tendo como ponto de partida que todos os homens são irmãos, seja qual for sua maneira de adorar o Criador. Assim, eles se dão as mãos e oram uns pelos outros. Com o dogma "Fora da Igreja não há salvação", eles se amaldiçoam e se  perseguem mutuamente, vivendo como inimigos. O pai não ora mais pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o amigo pelo amigo, pois julgam-se reciprocamente condenados para sempre. Esse dogma da Igreja é essencialmente contrário aos ensinamentos do Cristo e da Lei Evangélica.

Fora Da Verdade Não Há Salvação

9. Fora da verdade não há salvação equivale a dizer "Fora da Igreja não há salvação". Essa afirmação é também exclusivista, pois não existe uma única seita que não pretenda ter o privilégio da verdade. Qual o homem que pode vangloriar-se de possuí-la por inteiro, quando o conhecimento cresce sem parar e as ideias evoluem diariamente? A verdade absoluta é acessível somente aos Espíritos de ordem superior, e a Humanidade terrena não pode pretendê-la, porque não lhe é permitido saber tudo. Ela pode apenas conhecer uma verdade relativa e proporcional ao seu adiantamento. Se a posse da verdade absoluta fosse a condição única para a felicidade futura, Deus teria estabelecido uma sentença de exclusão geral, pois ninguém a consegue atingir, ao passo que a caridade, até mesmo no seu sentido mais amplo, pode ser praticada por todos. O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, entende que todos podem ser salvos, independentemente da crença que possuam, desde que observem a Lei de Deus. Portanto, o Espiritismo não diz: "Fora do Espiritismo não há salvação", e, como ele não pretende ensinar toda a verdade, também não diz: "Fora da verdade não há salvação", o que dividiria os irmãos em vez de uni-los, tornando eternas as rivalidades.

Instruções dos Espíritos

Fora Da Caridade Não Há Salvação
Paulo, apóstolo - Paris, 1860.

10. Meus filhos, "Fora da caridade não há salvação" é o ensinamento moral responsável pelo destino dos homens, tanto na Terra quanto no Céu. Na Terra, porque ao praticar a caridade viverão em paz; no Céu, porque aqueles que a praticaram na Terra serão recompensados pelo Senhor. O ensinamento "Fora da caridade não há salvação" é a luz Celeste que guia o homem no deserto da vida para conduzi-lo à Terra Prometida. Ele brilha no Céu e ilumina a fronte dos eleitos. Esse ensinamento, na Terra, está gravado no coração daqueles a quem Jesus dirá: "Passem à direita, abençoados de Meu Pai". Vocês os reconhecerão pelo perfume de caridade que exalam em torno de si. Nada exprime melhor o pensamento de Jesus, nada resume melhor os deveres do homem, do que esse ensinamento moral de ordem Divina.

O Espiritismo não poderia encontrar melhor maneira de provar a sua origem do que ter, como regra, o ensinamento "Fora da caridade não há salvação", pois ele é o reflexo do mais puro Cristianismo e, com esta orientação, o homem jamais se perderá. Dediquem-se, meus amigos, a compreender o profundo significado desse ensinamento, e também suas consequências, procurando aplicá-los em si mesmos. Deixem que a caridade controle todas as suas ações, pois ela além de impedi-los de fazer o mal, vai levá-los a fazer o bem. Não basta uma virtude passiva; é preciso uma virtude ativa. Para fazer o bem, é preciso sempre a ação da vontade. Para fazer o mal, basta, apenas, não fazer nada e ficar indiferente às coisas que acontecem.

Agradeçam a Deus, meus amigos, que permitiu a vocês desfrutarem da luz do Espiritismo. Não é só porque os que possuem conhecimento Espiritual podem salvar-se, mas porque o Espiritismo ajuda-os a compreender melhor os ensinamentos do Cristo e faz com que vocês se tornem melhores cristãos. Que os irmãos que observarem vocês possam dizer que o verdadeiro Espírita e o verdadeiro Cristão são a mesma coisa. Assim, todos aqueles que praticam a caridade são discípulos de Jesus, independentemente da religião da religião a que pertençam.

Comentário

6. Se não tiver caridade, nada serei - Nesta afirmação, o apóstolo Paulo exalta a caridade como sendo a MAIOR de todas as virtudes; porque, para ser caridoso, é preciso possuir TODAS as outras virtudes. Daí provém o ensinamento: "Fora da caridade não há salvação".


Nenhum comentário:

Postar um comentário